6º Curso de Patrulhamento Tático Motorizado - GCM de Jandira

'Curso de patrulheiros táticos para atuar na ROMU"

A Guarda Civil Municipal de Jandira organizou entre os dias 19 ao 29 /04/2017 o 6º Curso de Patrulhamento Tático, tendo com carga horária 180 horas e teve como objetivo formar novos integrantes para compor uma equipe especializada de patrulhamento tático nas GCMs.
Durante o curso os alunos tiveram aulas de estudo da criminalidade, conduta em locais de alto risco, direção evasiva, controle de distúrbio civil, combate em ambiente confinado, abordagem de veículos e pessoas, conduta de patrulha na mata, ocorrências de grande vulto e/ou com reféns, imobilizações policiais, pista policial de aplicação, armamento e tiro, entre outros assuntos. Doutrina de policiamento tático, Estudo da criminalidade, Técnicas operacionais avançadas, Combate em ambiente confinado “ CQB” Contra emboscada motorizada, Tiro tático teórico e prático – Tiro Policial, Nomenclatura e manutenção de Armamento (pistola, revolver e espingarda 12), Gerenciamento de crises e ocorrências com reféns, Direção defensiva e evasiva, Sobrevivência policial, Conduta de patrulha em local de alto risco, APH Tático Imobilizações policiais ( combate corpo a corpo) Planejamento de operações Simulação de operações Abordagens policiais Instrução tática individual Treinamento físico (condicionamento físico) Técnicas de patrulha Historia dos grupos táticos e da ROMU Chefia, liderança e trabalho em grupo e equipes Choque ligeiro Munição e balística, Legislação “ Estatuto das GCMs”
A exigência do curso é bem intensa e o aluno deve estar preparado com condicionamento físico e psicológico. Além da cobrança dos instrutores, os alunos passam por algumas privações, como frio e noites sem dormir, tudo isso com o objetivo principal de formar operadores táticos que atuaram com conhecimentos de patrulhamento tático visando atuar nas equipes de ROMU nas GCMs.
Iniciaram o curso 38 alunos e somente 25 chegaram ao final do treinamento devido a intensidade das instruções . As seguintes cidades participaram do curso : Jandira. Embu das Artes , Atibaia e Campo Limpo Paulista. 
A cada edição do curso a procura é grande e tem chamado a atenção de outras corporações, inclusive de outros estados já tiveram a participação. No total já são 21 cidades que participaram do curso, sendo:
Araçariguama; Cerquilho; Boituva; São Roque; Barueri; Carapicuíba; Itu; Mairinque; São Carlos; Campo Limpo Paulista; Jandira, Itapecerica da Serra; Valinhos; Itatiba; Embu das Artes; Itapevi; Niterói/RJ; São José Dos Pinhais/PR; Paranaguá/PR e São Luis/MA e Atibaia.



Fonte: 5ª Seção GCM.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HERÁLDICA DO BRASÃO

I-Seminário Estadual de Patrulhamento Tático das GCMs